Tendências e desafios no mundo dos negócios

Voltar para o Blog

O esforço na transformação digital dos negócios é uma tendência desde a pandemia de covid-19, e neste momento de pós pandemia eles continuam em crescimento. Identificamos esse fenômeno essencialmente através de estudos e pesquisas que apresentam investimentos significativos em tecnologias aplicadas na digitalização e automação de processos. 

Muito além da procura pela transformação digital, o Diretor Técnico de Governança Documental da Soluarq, Dr. Francisco Lopes evidenciou, de acordo com a sua experiência na área, foi uma mudança cultural em decorrência da pandemia, que vem moldando comportamentos, atitudes e tomada de decisões corporativas, que estão agora muito mais focadas em automatizar os seus processos de trabalho, tanto pela praticidade quanto pelo sucesso de mercado que essa transformação digital proporciona para quem resolve desenvolvê-la. 

“Implementar projetos para acelerar a transformação digital, instituir e assegurar a evolução da cultura digital são medidas indispensáveis para qualquer empresa manter seu posicionamento e vantagem competitiva.” – Dr. Francisco Lopes 

Mas este fator da mudança cultural é também um grande desafio, que não se limita a uma transformação simples como salienta o Dr. Aguiar:

“Moldar a cultura digital vai além da adesão aos usos de tecnologias digitais e redesenho dos processos de negócios: para alinhar a cultura organizacional com a transformação digital, antes de tudo se faz necessário atentar-se para a institucionalização do ”direcionamento estratégico”, valores, propósitos e objetivos organizacionais. Entender a cultura organizacional é o primeiro passo para implementar uma transformação digital com sucesso e sustentabilidade a longo prazo. Pode-se dizer que os avanços tecnológicos precisam ser submetidos ao que chamamos de transformação comportamental nas organizações.”

E não é apenas a relação com o cliente que muda através da transformação digital, os processos internos e externos e como eles acontecem também se modificam, assim como a necessidade de unificar os processos. 

“Um dos grandes desafios das organizações é criar ecossistemas em que o físico e o digital se mesclam, oportunizando uma experiência integrada com os clientes, em que o mundo digital e o físico são apenas um.”

Compreender todos os atores envolvidos, desde os gestores até os colaboradores como parte presente dessa transformação é fundamental para que ela se desenvolva da melhor maneira.

“Outro desafio para as empresas frente ao “novo normal” diz respeito a valorização da “humanização” aplicada aos projetos de transformação digital, o que na prática consiste em transmitir valores, marcas e serviços humanizados de forma transparente, responsável e equitativa no mundo dos negócios. Isto é, trilhar o caminho que combina digitalização e humanização nos relacionamentos/interações sociais e organizacionais, pressupõe adotar a velha e conhecida premissa: “escutar o cliente”.”

Humanizar os processos é a melhor forma de definir estratégias para alcançar o sucesso almejado ao oferecer novos hábitos sociais e novos serviços digitais.

 

A implementação de projetos de gestão documental não deve ser descolada do direcionamento estratégico, ou seja, das noções de governança. Pensando em suprir essa necessidade que identificamos no mundo corporativo, e no apoio aos nossos clientes e parceiros, nós da Soluarq desenvolvemos a metodologia de Governança Documental, para que a sua implementação gere boas práticas sustentáveis a longo prazo, atendendo as empresas de maneira personalizada, sempre atentos às mudanças e complexidades das organizações.

Saiba mais sobre as nossas soluções.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog