A farsa do ESG.

Voltar para o Blog

Conheça o Greenwashing

Antes de incorporar as práticas ESG na agenda da sua empresa, é necessário entender o que de fato essa sigla engloba e como ela pode afetar o seu negócio. A penúltima  Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP26) trouxe um pouco da discussão em torno do termo “greenwashing”, e hoje nós vamos falar um pouco mais sobre isso!

O uso de expressões em inglês se tornou muito comum no mundo corporativo e traduzido literalmente, o termo significa “lavagem verde” e é normalmente utilizado para falar sobre a propaganda sustentável enganosa. 

Nos dias de hoje, muito se fala sobre a sigla, que é um termo usado para se referir a Environmental, Social and Governance, ou em português: ambiental, social e governança. 

 

Não foque apenas no ambiental!

O que geralmente acontece é que muitas empresas focam apenas no conceito ambiental, o que pode levá-las a serem enquadradas na prática do greenwashing. Muitos especialistas da publicidade corporativa apontam erros que fazem as organizações caírem no greenwashing como investir em propaganda sobre iniciativas sustentáveis que pretendem ser implementadas, quando na realidade deveriam focar em apresentar o que está sendo feito pela sustentabilidade.

Nesse sentido, é importante lembrar que o ESG não é apenas um marcador, mas uma mudança na mentalidade dos gestores organizacionais. A falha de comunicação entre os setores de uma empresa muitas vezes é responsável pelo obstáculo. 

Muito mais do que a questão ambiental, é preciso focar na transparência do fluxo operacional com os colaboradores e consumidores, no social e na governança corporativa.

Mercado consciente.

Atualmente observamos um mercado mais exigente em relação à aplicação de práticas sustentáveis focadas em ESG, onde os consumidores apresentam maior conscientização sobre a questão, e tem prestado mais atenção no processo que origina os produtos e serviços que adquirem, sendo considerado hoje um fator decisivo para a sua aquisição. 

Além disso, investidores e parceiros têm sido atraídos cada vez mais por empresas que realizam ações sustentáveis, o que pode ser um diferencial importante na hora de escolher associados nos negócios. 

Para isso, existem inclusive selos de certificação ESG que garantem uma conduta responsável voltada a agenda ambiental, social e de governança e que transformam a visão dos consumidores sobre as organizações.

Os consumidores e investidores se aliam a essas empresas pela eficiência e pelo crescimento gerado através da adesão dessas práticas combinadas, o que garante o sucesso comercial que acarreta melhores resultados financeiros nas empresas que são aliadas da agenda ESG, além de assegurar o melhor lugar no mercado.

Por isso, para fugir do ESG “falso” o pensar verde aliado a ações de caráter social e na transparência dos negócios é um ponto principal para ganhar credibilidade e crescer na cadeia de negócios. 

Na Soluarq, temos a missão de aplicar as noções de ESG com responsabilidade, sem focar mais em um ponto do que em outro porque entendemos que essa união é o grande potencial da transformação de um negócio, e a Governança Documental é uma solução pensada exatamente para isso.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog