Sustentabilidade a favor dos negócios: oportunidade de mercado

Voltar para o Blog

A pandemia transformou o cenário dos negócios nos últimos dois anos, e alguns aspectos da agenda ESG, principalmente relacionados à sustentabilidade, ganharam destaque entre as prioridades dos líderes empresariais no mundo inteiro.

Um estudo do IBM Institute for Business Value aponta que esse é um assunto fundamental para a metade dos gestores corporativos somente na América Latina. É certo que os consumidores têm papel fundamental nessa transformação: o consumo consciente veio para ficar, e seus avanços podem ser sentidos com as exigências dos clientes, impulsionando novas tecnologias para o setor. 

Nesse contexto, a sustentabilidade é uma importante definidora dos novos modelos de negócios, e os negócios sustentáveis têm uma importante diferenciação no mercado, que entre outros benefícios, entregam impactos positivos para aquilo que vem se tornando cada vez mais parte da demanda social. Logo, é necessário se adequar a essa realidade e estender o olhar nos aspectos sustentáveis não apenas para sobreviver no mercado mas para se manter em uma posição mercadológica favorável. 

A maioria esmagadora de CEOs brasileiros, 84%, acreditam que o investimento em sustentabilidade pode trazer melhores resultados de negócios nos próximos cinco anos. E  esse dado está dentro da realidade do impacto do desenvolvimento sustentável para as empresas. Hoje existem inúmeros estudos que comprovam os benefícios diversos de implementar práticas ESG nos negócios, como:

 

1) Clientes valorizam marcas sustentáveis

A aproximação do desenvolvimento sustentável às práticas de consumo transformou o contexto social. Hoje falamos muito mais de consumo consciente do que há alguns anos atrás. Com as redes sociais, a valorização de ações de sustentabilidade cresceu e se tornou uma demanda da população, logo, as marcas sustentáveis são mais valorizadas também pelos consumidores.

 

2) Destaque de mercado

Manter uma posição favorável no mercado exige muito trabalho. Ações de sustentabilidade ajudam a trazer visibilidade para as empresas, destacando-as entre seus concorrentes e mantendo-as no dia a dia dos clientes.

 

3) Atração de investidores e parceiros de negócios

Estar em contato com práticas sustentáveis deixa a empresa visível para investidores e parceiros de negócios, abrindo portas para novos projetos e estimulando os colaboradores a participarem ativamente no processo de trabalho.

 

4) Redução de gastos

A diminuição dos gastos é uma das vantagens mais interessantes para os líderes empresariais. Medidas sustentáveis ajudam a economizar recursos e melhorar a produtividade dos colaboradores, como no caso da gestão de documentos. Aliada a esta última, recursos como a digitalização de documentos físicos e gestão de arquivos na nuvem, são medidas que contribuem muito na transformação digital e no desenvolvimento mais sustentável dos negócios, diminuindo custos e otimizando processos.

 

Compreender a sustentabilidade sob a ótica da oportunidade torna possível expandir  fronteiras afim de moldar a posição da empresa, seja criando uma cultura sustentável forte ou estimulando sempre a inovação. Alcançar uma liderança sustentável dentro dos negócios é um caminho de muitos benefícios e possibilidades.

Saiba mais sobre as nossas soluções.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog