Um projeto de arquitetura é composto por um conjunto de processos que envolvem o recebimento e a criação de documentos.
Fazer a gestão de todas essas informações é por vezes uma tarefa complexa que exige bastante cuidado para não extraviar documentos ou até mesmo que informações caiam em mãos erradas.
É por isso que a gestão de documentos é indispensável para que o trabalho de um arquiteto ganhe mais qualidade e seja feito de maneira mais estratégica.
Hoje vamos falar sobre a importância da gestão de documentos para que escritórios de arquitetura tenham mais segurança, organização e acesso às informações.
Por que arquitetos devem fazer gestão de documentos?
Muitas vezes um arquiteto deve administrar seu próprio negócio, mesmo essa tarefa não sendo simples.
É por isso que esse profissional deve fazer uso da tecnologia para tornar a sua rotina de trabalho mais prática e poder se dedicar com mais tempo aos seus projetos de arquitetura.
Implementando a gestão de documentos em um escritório de arquitetura, você ganha:
Outros benefícios da gestão de documentos para arquitetos
Um dos principais objetivos da gestão de documentos é contribuir com a busca por informações através da otimização de processos e do fluxo de trabalho.
Além disso, essa tecnologia é capaz de facilitar a recuperação da informação e preservar arquivos importantes que compõem a memória institucional.
Veja outras vantagens:
1 – Aumento da qualidade para os seus processos
Você que é arquiteto, sabe que os processos são tão importantes quanto o desempenho de tarefas dentro do escritório, não é mesmo?
Com os documentos devidamente organizados, seguindo as condições corretas de identificação, seu escritório só tende a ganhar através de mais agilidade na localização da informação.
Tudo isso faz com que o fluxo de trabalho aconteça de maneira mais orgânica, sem ser prejudicado com a falta de informação durante um processo.
2 – Redução de custos e tempo
Tempo é um dos elementos essenciais para um arquiteto, já que esse profissional precisa cumprir prazos e gerenciar diversos projetos em um mesmo período.
Existem ferramentas da gestão de documentos, como o Gerenciador Eletrônico de Documentos e a Assinatura Digital que são ótimas opções para ganhar tempo quando o assunto é facilitar o trato com documentos.
Fora isso, a gestão de documentos quando bem implantada é uma saída para reduzir custos operacionais com papel e materiais para impressão, por exemplo.
3 – Acesso ao registro de histórico
Poder acessar com facilidade informações passadas de outros projetos já finalizados, como orçamentos, materiais utilizados e mão-de-obra é extremamente valioso para o trabalho de um arquiteto.
Com a gestão de documentos você consegue ter acesso a esses dados, números e demais informações de projetos já finalizados por meio do armazenamento correto e facilidade do acesso à informação.
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