A importância da gestão de documentos para um arquiteto

Voltar para o Blog

Um projeto de arquitetura é composto por um conjunto de processos que envolvem o recebimento e a criação de documentos.

Fazer a gestão de todas essas informações é por vezes uma tarefa complexa que exige bastante cuidado para não extraviar documentos ou até mesmo que informações caiam em mãos erradas.

É por isso que a gestão de documentos é indispensável para que o trabalho de um arquiteto ganhe mais qualidade e seja feito de maneira mais estratégica.

Hoje vamos falar sobre a importância da gestão de documentos para que escritórios de arquitetura tenham mais segurança, organização e acesso às informações.

 

Por que arquitetos devem fazer gestão de documentos?

Muitas vezes um arquiteto deve administrar seu próprio negócio, mesmo essa tarefa não sendo simples.

É por isso que esse profissional deve fazer uso da tecnologia para tornar a sua rotina de trabalho mais prática e poder se dedicar com mais tempo aos seus projetos de arquitetura.

Implementando a gestão de documentos em um escritório de arquitetura, você ganha:

 

 

Outros benefícios da gestão de documentos para arquitetos

Um dos principais objetivos da gestão de documentos é contribuir com a busca por informações através da otimização de processos e do fluxo de trabalho.

Além disso, essa tecnologia é capaz de facilitar a recuperação da informação e preservar arquivos importantes que compõem a memória institucional.

Veja outras vantagens:

1 – Aumento da qualidade para os seus processos

Você que é arquiteto, sabe que os processos são tão importantes quanto o desempenho de tarefas dentro do escritório, não é mesmo?

Com os documentos devidamente organizados, seguindo as condições corretas de identificação, seu escritório só tende a ganhar através de mais agilidade na localização da informação.

Tudo isso faz com que o fluxo de trabalho aconteça de maneira mais orgânica, sem ser prejudicado com a falta de informação durante um processo.

2 – Redução de custos e tempo

Tempo é um dos elementos essenciais para um arquiteto, já que esse profissional precisa cumprir prazos e gerenciar diversos projetos em um mesmo período.

Existem ferramentas da gestão de documentos, como o Gerenciador Eletrônico de Documentos e a Assinatura Digital que são ótimas opções para ganhar tempo quando o assunto é facilitar o trato com documentos.

Fora isso, a gestão de documentos quando bem implantada é uma saída para reduzir custos operacionais com papel e materiais para impressão, por exemplo.

3 – Acesso ao registro de histórico

Poder acessar com facilidade informações passadas de outros projetos já finalizados, como orçamentos, materiais utilizados e mão-de-obra é extremamente valioso para o trabalho de um arquiteto.

Com a gestão de documentos você consegue ter acesso a esses dados, números e demais informações de projetos já finalizados por meio do armazenamento correto e facilidade do acesso à informação.

 

Na Soluarq você encontra soluções personalizadas para a gestão de documentos em escritórios de arquitetura.

São ferramentas e serviços pensados de acordo com as necessidades do seu negócio e por especialistas no assunto.

Clique aqui e saiba mais sobre a transformação digital para a construção civil.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog