90% dos lares brasileiros já têm acesso à Internet

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Será que o consumidor brasileiro está preparado para uma transformação digital em larga escala? Nós acreditamos que sim. Dados divulgados pelo IBGE, em setembro deste ano apontam comparações entre os anos de 2019 e 2021 e mostram que, no último ano, o acesso à Internet estava presente em 90% dos lares brasileiros, 6 pontos percentuais a mais do que no ano de 2019, quando este dado chegava a 84% (TIC PNAD*). E como podemos dizer que isso tem impactado os negócios? 

Com mais acesso à Internet, mais consumidores estão aptos a consumir no ambiente virtual e estão ansiosos por isso. A pandemia de covid-19, embora tenha finalmente dado trégua com o fortalecimento da vacinação mundial, deixou profundas marcas nos hábitos sociais da população no que diz respeito ao uso da Internet para consumo. Em 2021, o e-commerce brasileiro teve recorde de faturamento, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. 

Outra pesquisa com dados da Statista (2021) apresenta o Brasil em quinto lugar no ranking de países com a maior quantidade de usuários de internet no mundo inteiro: são 165 milhões de internautas brasileiros, atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.

Se considerarmos apenas a América Latina, o Brasil ocupa o topo da lista, seguido do México com 96 milhões de usuários e da Argentina com 38 milhões. Outro marco divulgado pelo TIC PNAD é a diferença inédita na conexão dos usuários brasileiros entre 2019 e 2021, onde pesquisadores identificaram que a Internet fixa (83, 5%) superou a Internet móvel no país (79,2%). Esse crescimento não tem perspectivas de ser interrompido, e vem sendo implementado desde 2016, ganhando mais força a cada ano que passa.

Com a alta na adesão ao serviço de Internet pelos brasileiros, fica cada vez mais urgente a automação de tarefas em todos os âmbitos, e especialmente nas organizações que dialogam diretamente com os brasileiros que são consumidores em potencial. Além disso, o aumento no compartilhamento de informações pode deixar clientes vulneráveis ao mundo virtual. Essas estratégias de automação de negócios são conhecidas pela capacidade de transformação digital nas empresas, que visualizam seu impacto na mudança do comportamento do consumidor, que está cada vez mais conectado e ansioso por inovações no dia a dia, tudo isso, claro, aliado à segurança de suas informações.

Aplicar um sistema Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é muito importante na hora de voltar os olhos para a aproximação das corporações com o meio digital. E foi com esse propósito, de ajudar empresas a transformarem a maneira de lidar com a informação, que a Soluarq desenvolveu a Governança Documental, que atua por meio de um sistema GED personalizado, atendendo às diferentes necessidades mercadológicas de cada organização.

E quem quer se manter competitivo nos negócios precisa caminhar ao lado das transformações tecnológicas e estar próximo dos usuários e consumidores no meio digital, é exatamente isso que tem feito toda a diferença. Empresas como Magazine Luiza, Spotify, Airbnb e Nubank são exemplos de organizações que já passaram pela transformação digital ao se aproximarem de soluções e serviços virtuais e que consequentemente conseguiram a expansão nacional e considerável crescimento na receita, provando que o mundo digital veio para ficar e para fazer a diferença no mercado.




*Os dados são do Módulo de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), investigado nas visitas do quarto trimestre pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

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