Tudo sobre digitalização de projetos e documentos na construção civil

Voltar para o Blog

Da fase de compra de um terreno até a comercialização de um imóvel são gerados vários documentos importantes que precisam ser armazenados e organizados.

São projetos, plantas, listas de controle de materiais e mão de obra e diversos outros documentos essenciais para o sucesso da construção.

Com a digitalização dos documentos da obra à comercialização, empresas como incorporadoras e construtoras passam a se beneficiar de diversos modos.

Hoje, neste artigo, vamos falar sobre essas vantagens, além de outras ferramentas que ajudam nesse processo.

Se você quer otimizar ainda mais a gestão da sua empresa, então continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre digitalização de projetos e documentos na construção civil.

 

Por que fazer a digitalização de projetos e documentos da obra?

Muitas empresas que iniciam a sua gestão documental não tem noção do quanto a digitalização de documentos traz mais segurança e praticidade para o dia a dia da organização.

Além de reduzir, ou até eliminar de vez a necessidade por espaço físico, essa ferramenta garante maior segurança da informação por meio de cópias de segurança e backups.

Sem falar na acessibilidade, já que os documentos digitalizados podem ser acessados por pessoas autorizadas a partir de qualquer lugar que tenha internet.

Ou seja, chegou a hora de dizer adeus à necessidade de carregar projetos e plantas debaixo do braço de obra em obra.

Tudo pode ser acessado pelo notebook e até mesmo pelo celular a partir do canteiro de obras.

Já pensou o quanto isso também pode ser uma mão na roda quando o assunto é economia de tempo e dinheiro?

Veja mais outras vantagens da digitalização de projetos e documentos na construção civil:

  • Opção sustentável para o seu negócio, já que reduz o consumo de papel e outros materiais usados na impressão
  • Redução de custos diretos e indiretos, fazendo com que haja resultados positivos a médio e longo prazo
  • Porta de entrada para a inclusão de outras ferramentas tecnológicas
  • Preservação e inventário completo dos documentos e arquivo físico
  • Controle do acesso de usuários, impossibilitando que pessoas não autorizadas acessem as informações da obra

 

Assinatura de documentos digitalizados

A grande dúvida de empresas que passam pelo processo de digitalização de documentos é como assiná-los.

Uma ferramenta muito utilizada para assinar e autenticar documentos digitais e digitalizados é a Assinatura Digital.

Um modo de assinar documentos de forma totalmente online com rapidez, segurança criptografada de dados e a validade jurídica necessária.

Isso mesmo! É possível garantir a legalidade necessária para documentos digitalizados e contratos a partir do uso da Assinatura Digital.

Essa tecnologia faz com que todo o processo de comprar o terreno até a comercialização do imóvel feito por uma incorporadora, seja totalmente digital e mais seguro.

Reduzindo os gastos com a autenticação de documentos em cartório e economizando tempo, já que tudo pode ser feito de um celular ou notebook.

 

Guarda de documentos digitais e digitalizados

A guarda de documentos digitais e digitalizados é outro ponto muito importante quando o assunto é gestão documental na construção civil.

A quantidade de informações importantes e sensíveis, como dados pessoais de clientes e profissionais, faz com que seja necessário um sistema que garanta segurança.

Uma boa solução para essa questão é o Gerenciamento Eletrônico de Documentos, também conhecido como GED, um sistema capaz de concentrar todos os documentos digitalizados em um só lugar.

Com o GED é possível garantir a segurança e organização necessárias para estar de acordo com as regras da LGPD, a Lei que determina as diretrizes para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais e sensíveis.

É um modo de desburocratizar todo o processo de gestão documental na construção civil e tornar a atividade mais rápida e prática no dia a dia.

 

Conte com a Soluarq para aprimorar ainda mais a gestão documental do seu negócio.

Nossos especialistas estão prontos para propor e identificar pontos de melhoria e soluções integradas de acordo com as necessidades da sua empresa.

Clique aqui e fale com um especialista para saber mais informações sobre os nossos serviços.

Quer saber mais sobre gestão documental?

Acesse o blog e fique por dentro de tudo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog