Gestão documental na construção civil: avanços e soluções

Voltar para o Blog

A gestão documental dentro da construção civil é uma atividade fundamental, mas que sempre demandou bastante organização e estratégia.

Atualmente, com a transformação digital atuando no mercado, já existem diversas soluções e avanços com o objetivo de otimizar os processos relacionados à gestão de documentos dentro das empresas do setor de construção civil.

Neste artigo, você vai encontrar as ferramentas que têm ajudado a construção civil a ganhar mais praticidade, segurança e lucratividade por meio da gestão documental.

Continue a leitura e fique por dentro das soluções mais eficientes para a gestão de documentos na construção civil:

 

Digitalização de documentos no canteiro de obras

Já parou para pensar quantos documentos são necessários para iniciar e finalizar a construção de um imóvel?

E quantos outros são criados para os contratos de trabalho, de venda, compra de materiais de construção e demais insumos?

Essa grande quantidade de documentos pode se tornar um grande desafio para as empresas da construção civil.

Isso porque, com o passar do tempo, cada vez mais documentos são criados, aumentando ainda mais a necessidade por espaço físico para armazená-los da forma correta.

Com a digitalização de documentos esse processo se torna muito mais prático e rápido, já que os documentos ganham formato digital, eliminando a necessidade por espaço e os riscos de perda e extravio de informações importantes.

Essa ferramenta também é uma opção sustentável para empresas de construção civil por diminuir consideravelmente o uso de papéis e materiais para impressão.

Além disso, é uma porta de entrada para o emprego de outras ferramentas estratégicas de gestão documental, como o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).

 

O GED na construção civil 

Imagine só conseguir concentrar todos os documentos de uma empresa dentro de um sistema inteligente que garante pleno acesso à informação.

Com o GED isso é possível graças ao sentido mais amplo que essa ferramenta dá à gestão documental.

Por meio desse sistema é possível guardar, acessar e manipular todos os documentos presentes no dia a dia de empresas do ramo de construção civil.

Plantas, projetos, notas fiscais e demais informações podem ser acessadas com rapidez e de forma online por qualquer pessoa autorizada.

O sistema GED também garante a segurança dos documentos através do controle de acessos e com a ajuda de backups constantes para criar cópias de segurança.

É uma ferramenta indispensável para empresas do ramo da construção civil que pretendem se destacar no mercado por meio da gestão documental.

 

Por que a construção civil deve investir em tecnologia na gestão documental?

De acordo com uma pesquisa global da IDC, apenas 13% das empresas de construção civil em todo o mundo se encontram numa fase mais avançada de transformação digital.

Outras 58% ainda estão iniciando esse processo tão importante para garantir mais segurança, praticidade e rapidez no dia a dia das empresas.

Isso acontece principalmente por essas empresas acreditarem que inovar custa caro, deixando de lado os inúmeros benefícios da digitalização.

Como também o mito de pensar que a equipe não vai aprender a usar a tecnologia adota. O que em um mundo cada vez mais digitalizado não faz o menor sentido.

Com o mercado de construção civil cada vez mais competitivo, não investir em tecnologia pode colocar sua empresa em risco diante da concorrência.

Veja alguns benefícios do emprego da tecnologia na gestão documental de empresas da construção civil:

Como escrevemos ao longo deste artigo, investir em tecnologia não diz respeito somente a acompanhar as inovações do mercado de construção civil.

Mas sim utilizar a tecnologia a favor do seu negócio para otimizar a gestão documental e garantir facilidades para os seus processos.

Assim, sua empresa ganha o destaque merecido no mercado e mantém a competitividade diante da concorrência.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre gestão documental?

Então clique aqui e acesse os demais conteúdos do blog.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar para o Blog