Benefícios da gestão eletrônica de documentos para um hospital

Voltar para o Blog

A gestão documental em hospital é um processo que exige muita organização e segurança para que os documentos e informações armazenados não sejam extraviados ou caiam em mãos erradas.

Essas intuições emitem e recebem diariamente muitos documentos que precisam ser armazenados por um período que chega até 20 anos, como estabelece a lei para os prontuários médicos.

Com a ajuda de um Gerenciador Eletrônico de Documentos, também conhecido como GED, esse processo se torna mais inteligente e estratégico, eliminando erros humanos e aumentando a produtividade dos colaboradores.

Mas não para por aí. 

O GED traz muitas outras vantagens para um hospital.

Continue a leitura e veja 5 benefícios que a gestão eletrônica de documentos pode garantir para hospitais:

 

1 – Economia com custos operacionais

Essa é uma das principais vantagens da implementação de um sistema GED em hospitais: redução de gastos com papel e demais materiais para impressão.

Já pensou o quanto é gasto mensalmente com a impressão de documentos nessas instituições?

A gestão eletrônica de documentos faz com que hospitais comprem menos papel e gastem menos com serviços de manutenção de impressoras e copiadoras.

Outra economia também significativa é com espaço físico, já que a maioria dos documentos estarão em formato digital.

Diminuindo a necessidade crescente por espaço físico para armazenamento de documentos em hospitais.

 

2 – Segurança da informação

A segurança das informações pessoais contidas em documentos, além de ser uma questão de ética também é garantida pela Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

Assim, hospitais e demais organizações que coletam e tratam dados pessoais devem seguir as diretrizes obrigatórias estabelecidas por essa lei

Com a utilização de um sistema GED para hospitais esse processo fica ainda mais seguro, já que todo o acesso é monitorado, registrando nome do usuário, data e hora da login.

Tudo isso ajuda a manter a conformidade regulatória e garante mais segurança para os documentos de hospitais.

 

3 – Aumento da produtividade

Um dos grandes problemas de documentos físicos é que encontrá-los e manuseá-los demanda bastante tempo.

Fazendo com que médicos e profissionais da administração de hospitais percam um tempo que poderia ser aplicado no desempenho de outras atividades.

A gestão eletrônica de documentos faz com que o acesso à informação se torne muito mais inteligente por meio de identificadores exclusivos para cada documento.

Com um sistema GED para hospitais é possível realizar uma busca rápida, utilizando apenas o nome do paciente e ter acesso ao seu histórico em poucos segundos.

Muito mais prático, não é mesmo?

 

4 – Facilidade na tomada de decisão 

A implementação de um sistema GED em um hospital possibilita que todas as informações fiquem reunidas somente em um lugar.

Isso faz com que o processo de tomada de decisão se torne muito mais facilitado e estratégico.

Já que com apenas poucos cliques é possível ter acesso a informações como a quantidade de pacientes atendidos, receitas da instituição, gastos etc.

 

5 – Agilidade no atendimento 

Uma das maiores reclamações em hospitais é a fila de espera para ser atendido.

Com a ajuda da gestão eletrônica de documentos esse problema pode ser amenizado pela facilidade de acesso aos documentos.

Em poucos cliques é possível localizar as informações necessárias para direcionar pacientes e tornar o atendimento mais assertivo.

Seja para o atendimento médico ou até mesmo na recepção, essa rapidez é indispensável para tornar o processo ainda mais humano e respeitoso.

 

Viu só como a implementação de um sistema GED em hospitais pode ser fundamental para garantir mais agilidade, segurança e organização para a gestão documental?

Com uma gestão eletrônica de documentos é possível otimizar desde o atendimento na recepção até o tratamento do paciente.

 

Quer mais dicas sobre gestão documental?

Acesse e tenha mais informações sobre o universo da gestão de documentos para área da saúde.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar para o Blog