As vantagens da Assinatura Digital para prontuários eletrônicos 

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Há alguns anos seria impossível imaginar o funcionamento de um hospital, clínica ou laboratório sem acúmulo de papéis.

Isso porque grande parte das atividades dessas instituições dependem de documentos como receitas, prontuários médicos, exames etc.

Mas hoje, com a transformação digital, já é possível pensar em hospitais, clínicas e laboratórios deixando de lado o uso de documentos físicos.

Um grande exemplo é o prontuário médico que hoje é mais utilizado no seu formato digital: o prontuário eletrônico.

Você deve estar pensando: se o processo do prontuário eletrônico é digital, como é possível autenticar e garantir segurança e validade jurídica para esse documento?

Uma das respostas para isso é uma ferramenta super prática e segura: a Assinatura Digital.

Se você quer saber mais sobre como autenticar prontuários eletrônicos com segurança e rapidez, então este artigo é para você.

 

Como funciona a Assinatura Digital em prontuários eletrônicos?

Diferente da assinatura tradicional feita em papel, a Assinatura Digital funciona por meio de uma chave criptografada.

Essa chave opera como propriedade exclusiva e passa a ter um certificado digital reconhecido por uma entidade do governo para comprovar a posse da chave.

Tudo isso garante a efetividade da Assinatura Digital para funcionar de acordo com o que a legislação brasileira determina para documentos digitais e digitalizados.


Quais são os benefícios da Assinatura Digital para a área da saúde?

Já é possível imaginar as vantagens da Assinatura Digital para a sua rotina de trabalho em qualquer setor, não é mesmo?

Para instituições da área da saúde como hospitais, clínicas e laboratórios, a Assinatura Digital também garante diversos benefícios, além do prontuário eletrônico. Veja todos eles:

Economia

Além de economizar com espaço para armazenamento de documentos físicos, também é possível reduzir consideravelmente os gastos com papel e impressão.

Segurança 

Com a ajuda da criptografia de dados, informações de pacientes ficam mais seguras, evitando, por exemplo, fraudes em receitas e exames.

Agilidade 

Toda essa rapidez em realizar tarefas faz com que o atendimento a pacientes fique mais ágil.

Sustentabilidade 

Diminuindo ou eliminando de vez a produção de documento físico, a instituição de saúde contribui para reduzir o impacto ambiental.

Como fazer uma Assinatura Digital?

Antes de fazer a sua, é importante obter um certificado digital para a validação do seu prontuário eletrônico.

Ou seja, o certificado digital funcionará como uma chave única e exclusiva que irá te diferenciar de qualquer outra pessoa ou instituição.

Conte com a ajuda da Soluarq para realizar todo esse processo. Nossos profissionais irão escolher as melhores soluções e caminhos para que isso aconteça de forma rápida e segura.

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Digitalizar a gestão documental de instituições de saúde é um processo que exige bastante cuidado e experiência.

A Soluarq está há mais de 15 anos no mercado transformando a forma como empresas e instituições lidam com seus documentos.

Contamos com profissionais especializados em diversas áreas ligadas à gestão documental: Arquivologia, Biblioteconomia e Tecnologia.

Utilizamos a tecnologia para otimizar processos e garantir mais produtividade aos nossos clientes.

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